Lorotas na net: A doutoranda e Roraima

Mais um e-mail que podemos classificar como  “hoax” é o “assinado” por uma doutoranda que narra as desventuras de Roraima.

Comecemos pela autora: esse nome já mudou algumas vezes desde que passou a circular pelo mundo que fala português – em especial pelo Brasil.  Por algum tempo, foi “assinado” por Celso Luiz Borges de Oliveira que existe, mas não é o autor do email, e afirma que apenas o recebeu e o encaminhou para alguns conhecidos, como pode ser conferido no link http://catecosta.blogspot.com/2010/01/roraima-na-mira-internacional-lenda-ou.html#axzz1Etaadr7D

Outra “doutoranda” (que já deve estar cansada de negar a autoria) é Mara Silvia Alexandre Costa, que a afirma no link http://www.fmrp.usp.br/rbp/mara.html: “Gostaria de informar que se você está tentando me localizar para saber da veracidade do e-mail que fala sobre Roraima, posso lhe afirmar que tal e-mail não é de minha autoria, NUNCA ESTIVE EM RORAIMA.
Assim como você recebeu este e-mail, eu recebi, repassei e por algum motivo ficou com a minha assinatura eletrônica.
Caso tenha interesse, existe um site que trabalha por desvendar estas notícias que correm na internet, e eles já trabalharam com esta mensagem. Por favor acesse:
www.quatrocantos/lendas/145_roraima.htm
Obrigada
Mara Silvia Alexandre Costa” (esse texto foi copiado no endereço citado)

Bem, existem variantes desse e-mail, uma delas tem um texto de uma outra pessoa, pedindo que repassem para que “as autoridades e a televisão ” façam alguma coisa.

Aí está o velho hábito de achar que a Globo é que resolve tudo, enfim.

Minha opinião pessoal:

CASO todo esse relato fosse verdadeiro, já teríamos lido em revistas semanais e a tal da Globo já teria noticiado. Pessoalmente acho que existe alguma verdade, talvez no que diz respeito à exploração pelos indígenas.  O exagero, entretanto, é a tônica.

Repassei a mensagem para duas amigas que vivem em Boa Vista e vou aguardar notícias pois esse e-mail deve ter versões esclarecedoras por lá – e que eu, na minha pesquisa, não consegui encontrar.

(Vera Cascaes)

Anúncios

12 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Moacir Carminati
    jan 28, 2017 @ 12:51:15

    Também achei muito legal o blog. Lamento que a notícias na NET nem todas sejam verdadeiras. É necessário filtrá-las para descobrir as verdadeiras e as falsas.

    Responder

  2. Antonio Carlos da Silva
    jan 13, 2017 @ 11:39:33

    Eu particularmente penso que é pura verdade Os detentores do poder dominam os meios de comunicação e só deixam a população saber aquilo que é de interesse deles. Nisso tudo acredito que tem 90 por cento de verdade ah! isso tem.

    Responder

  3. Simone
    jan 10, 2017 @ 09:01:25

    CanÇada?!?! MEU DEUS, A PESSOA NÃO SABE ESCREVER!!!

    Responder

  4. Anônimo
    jan 07, 2014 @ 23:31:41

    Moro em Roraima, mas parte do texto, é ficção. Dizer que só sobrevive se for funcionário público, Humpf! LOROTA!

    Responder

  5. Catarine
    maio 02, 2013 @ 10:52:24

    Obrigada por linkar meu blog. Mas o que pude fazer, foi pesquisar e postar o que encontrei. Te falar que esse post me deu e dá uma tremenda dor de cabeça. Tá bom que o Brasil muitas vezes é terra de ninguém, mas isso é muito sério para ficar oculto de TODAS as rádios, televisões, jornais e revistas. Acho que um fato desses não passaria despercebido.

    Responder

  6. Francisco Souza Souza Santos
    fev 23, 2013 @ 05:03:49

    Se tudo o que foi relatado é mentira não sei… mas de alguma maneira o relato por possuir extremo teor e requinte nas informações, merece atenção.

    Responder

  7. Marian
    dez 28, 2012 @ 20:49:31

    Fica uma pergunta no ar para todos os internautas. Se a Mara Silvia Alexandre Costa diz nao ser a autora do texto sobre Roraima que circula na internet, primeiro, pq assinou no final o mesmo? Segundo, se ela diz ter recebido esse email de uma outra pessoa pq nao dar o nome dessa pessoa para poder limpar o seu ja que nao foi ela quem escreveu? Terceiro, se ela ate agora nao quiz dar o nome da pessoa de quem recebeu e por que essa pessoa nao existe e foi ela mesmo nao e verdade? Quarto, assinar um texto documento… como sendo da propria autoria sem ser e crime e pode dar ate cadeia. Quinto, a Mara talvez pensou que podia se beneficiar assinando o texto mais se meteu numa grande encrenca da qual esta dificil sair. Sexto, uma sugestao Mara, antes de alguem saltar com um processo contra vc eu acharia bom voce falar logo o autor/ra do texto ou quem foi que repassou para vc. Ficamos todos os internautas em quanto blog existir falando a respeito deste email ou citando seu nome para voce publicar o nome da pessoa que repassou via email para vc ou do autor/ra do mesmo o qual voce deve ter apagado. Do contrario me disculpe mais vamos continuar achando que e de sua autoria.

    Responder

  8. Janos Dizah Couto
    mar 27, 2012 @ 14:58:22

    Olá amigos!
    Sou militar do Exército e ouvi de muitos companheiros que serviram no norte, sobre a baderna das reservas indígenas onde brasileiro não entra e estrangeiros entram. Um deles foi um general já falecido que quase teve problemas por não terminar a passagem pela estrada da reserva até as 18h.
    Não confundam a mentira sobre a autoria da mensagem com a correção das informações. Investiguem melhor e saberemos o que é mentira e aonde está a verdade disso tudo.
    Abraços

    Responder

    • Antonio Luís G.L. Amorim
      fev 07, 2013 @ 08:41:42

      BOM DIA JANOS. GOSTARIA DE SABER SE ESSA NOTÍCIA É VERDADEIRA, UMA VEZ QUE VOCÊ É MILITAR E ESTEVE POR LÁ. CASO SEJA VERDADEIRA, O GOVERNO DO BRASIL ESTÁ CIENTE DE TUDO ISSO? OBRIGADO. ANTONIO LGL AMORIM (PATRIOTA). CUIABÁ-MT.

      Responder

  9. Luizete Holanda
    abr 19, 2011 @ 16:35:32

    Muito legal o blog, bom para tirarmos duvidas sobre fatos jogados na net. Perfeito.!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: