Acuma?

Não sou “entendida” no português. Vira e mexe peço ajuda para o João Carlos Pereira e até para o Pasquale, mas  na falta de assunto melhor…Faz tempo que me pergunto a razão de muitos apresentadores, locutores (geralmente os mais jóvens)  falarem “Icoraci” em vez de Icoaraci e “Paraopebas” em vez de Parauapebas? Esses dois nomes tão nossos conhecidos sofrem na imprensa, tanto é que fui até pesquisar para ver se tinham tirado o “a” da antiga vila de Pinheiros ou mudado a grafia do munícipio da Serra dos Carajás.

 Não mudou nada, talvez o ensino tenha mudado, enfim.

Mas é IcoAraci e ParAUApebas, “visse”?  (socooooorrrrooooo!)

Os demais são corriqueiros:  “Rúim” em vez de ruim. “Rúbrica” em vez de rubrica.

 A campeã foi uma jovem que falava sobre a “polda” (ui!) das mangueiras, e disse “em ófice”..(áaaai…) Se ela que é do ramo, não sabe o que é “em off” (sem gravação, particularmente, só entre nós etc.) imagina o Seu Zé, que nem sabe o que é on ou off…

Falando nisso, o vereador Seu Zé da Farmácia era uma figura simpaticíssima e querida na Câmara, há uns 15 anos e guaraná de rolha. Um dia, muito constrangido, chegou perto do também vereador Adenauer Góes, reclamando. 

-Dr. Góes, eu fico tão triste com o senhor…

-Como assim, Seu Zé?, assustou-se o colega.

– Ora, eu sou tão seu amigo… E o senhor me chama de precário na frente de todo mundo!

É  que Góes o saudava, no plenário, como “Meu preclaro amigo!” (notável)

O mal entendido acabou entre gargalhadas.

Outro dia um empavonado e parrudo mestre de cerimônias lascou, no meio do blá-blá-blá : É “míster” salientar o papel… Só se for o Mr. Universo. Bastava dizer: Importante salientar… Quem enfeita demais, erra mais.

Outra, essa enviada por uma amiga de minha mãe:

Quando foi que ensinaram porteiros, vendedores e flanelinhas a tratar todo mundo de “doutor”? Antigamente era “Seu fulano”, e “Dona Beltrana”. Daqui uns anos devem chegar ao Professor-Doutor…Arre.

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Antonio Peck
    maio 05, 2011 @ 22:13:11

    Tem outra que é famosa entre os metidos a rábulas do Direito: …Tal situação está “SOB JÚDICE”

    Responder

Deixe um comentário