Me dá o seu mana cubiu?

 Não é uma revolta como paraense, mas como nortista de fato: O Brasil, definitivamente, não conhece o norte!

Pois é, eu também não fazia idéia do que era maná cubiu, mas o livreto de receitas do leite Dobon apresenta uma receita de Sorvete de Tapioca com Calda de Maná Cubiu – como se fosse coisa nossa, talvez tão conhecida quanto o velho e bom cupuaçu.

Resolvi trazer a publicação – gratuita- para casa por causa do título: As Delícias do Norte. Fiquei empolgada, que boa iniciativa divulgar nossa culinária.

Acontece que tem japonês no samba. Explico: evidentemente é trabalho de paulista. Ou baiano. De nortista, mesmo, não é.

Do começo ao fim, as receitas são uma paulistada só.

Vamos reinventar o recheio? Em vez do previsível palmito, a nossa deliciosa pupunha!

Em todas as receitas “de pupunha”, o ingrediente é palmito de pupunha, o que, para nós, nortistas, é coisa completamente diferente, nem preciso esclarecer.

No pudim de Tapioca, a quantidade da mesma é, pasmem , “meia xícara”, uma miséria. Só um forasteiro tem tanta parcimônia, o nosso pudim maravilhoso leva pelo menos 4 xícaras, para começo de conversa. ( O meu, é supimpa!)

Bem… O Frango Marajoara leva leite de coco, camarão seco triturado e azeite de dendê. Alguém errou a região, ó pai, ih ó!Sem preconceito, já que sou louca pela culinária baiana, mas anunciar essa coletânea como sendo “do norte” é o mesmo que procurar Belém no mapa do Rio Grande do Norte.

E manuê de fubá, tem comido muito? Pois é, vou comer o meu com maná cubiu, viu?

Mana Cubiu, fruto misterioso.

Muito Prazer!
Em tempo, Mana Cubiu, é uma fruta, que nessa receita, aparece como geléia.

O Mana Cubiu (Solanum Sessiliflorum Dunal) é uma hortaliça da Amazônia Ocidental, domesticada pelos índios, que pode produzir até 100 t/ha de frutos ricos em sais minerais e vitaminas. Muitonutritivo, tem sabor e aroma agradáveis. Na Amazônia, o cubiu é usado pelas populações tradicionais como alimento, medicamento e cosmético. Também é conhecido como CUBIU, TOPIRO, COCONA, TOMATE DE ÍNDIO, ORINOCO APPLE E PEACH TOMATO.

Fruta nativa da Amazônia Ocidental e domesticada a séculos pelos índios pré-colombianos o MANÁ CUBIU vem sendo estudado há 18 anos pelos Cientistas e Pesquisadores Professores: Dr. Danilo Fernandes da Silva Filho e Dra. Lúcia Kiyoko Ozaki Yuyama, e há 25 anos pelo INPA – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Ministério da Ciência e Tecnologia), estudos e pesquisas financiadas pelo PPG-7/FAO/ONU.

 Por conter um alto teor de NIACINA (vitamina B3) e princípio ativo também contido na berinjela (contém 3 vezes mais que a berinjela) , o MANÁ CUBIU é chamado de “A fruta do século.”  Do fruto se faz, inclusive a geléia, que cobre o sorvete de tapioca da primeira foto.

Muito bem, agora a gente já sabe o que é. Prazer!

A iniciativa do Dobon é louvável, quem sabe da próxima vez resolva contratar a consultoria de culinaristas nortistas, legítimos?

A receita serve para inspirar...Pupunha, em vez de palmito, deve ficar muito melhor, no molho do Filhote.

 
Anúncios

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. ASDRBAL CRUZ DE SOUZA
    maio 28, 2013 @ 09:39:16

    FIQUEI MUITO CONTENTE AO LER SOBRE SORVETE DE MANA CUBIU SO FALTOU DIVULGAÇAO DA RECEITA SOU PEQUENO PRODUTOR E EM BREVE TEREI UMA BOA PARA COLOCAR NO MERCADO DE SALVADOR ESPERO MAIS DIVULGAÇAO ABRAÇO ASDRUBAL CRUZ DE SOUZA

    Responder

  2. joice
    jul 09, 2012 @ 15:27:41

    Meu marido ele tem pés de mana e procurar fornecer em salvador,sabe alguem que deseja comprar.bjk

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: