O passado, esse danadinho! (crônica)

Recebi tantos e-mails, seria maldade não concluir a rodada de “saudade não tem idade”. Pior, é que tem; quem ainda está nos quarenta e poucos – ou menos- não entendeu o “espírito da coisa”. Breve nossa máquina do tempo chegará à modernidade – só me recuso a falar do tal do Justin Bieber, arre.

Atenção, “cinquentinhas”, lá vamos nós, de volta à adolescência… É só fechar os olhos, respirar fundo e… Belém era tão bonitinha! E nós, heim?  Lindos, na Aquarius, (no Leônidas Castro), os rapazes fazendo caras e bocas no carro que “papai comprou”. A turma mais descolada ia para a Tonga, para o Stop, para… Hummm… E as férias de julho? Nossa turma ia para Mosqueiro, com dezenas de biquínis feitos por uma senhora da passagem Dionísio Bentes, e tamancos do “Seu Tamanqueiro”, da Vila. As mais espertas levavam retalhos de tecidos, sobras de jeans e os modelitos – tlec-tlec-tlec – eram exclusivos. Depois de torrar na praia com “Tam-O-Tom” ou “Rayto” (a marquinha era fundamental!) o quente no Farol era o Netuno ou a Ressaca; mas sabe como é, pais sempre implicaram com lugares escuros… Se soubessem o que rola sob o sol, cala-te boca!

Assistíamos a turma do Curt Siqueira esquiando “como se fosse atração internacional” como diz a Márcia, tomando picolé do “Seu Cairu”; depois, andávamos até a Ilha dos Amores. Voltávamos “raladas”, só para escrever um nome num coração, no tronco da árvore única, que sobrevivia bravamente às paixões (haja coração!) e às marés, só a copa aparecendo sobre as ondas! É, aquilo não deu sorte; culpa da maré…

Salinenses tinham o Telhadão… Sonho da nossa geração, a boate, em plena areia, acelerava corações (e mentes) com a “luz negra” que podia deixar as moças só de sutiã. (Quem não escolheu um “meia-taça”, só para ficar linda, heim?)

Os DJs – eram quantos na cidade, dois? – atacavam de You Are Everything, Close to You, À Beira do Caminho (era o grude), Good Bye, Yellow Brick Road, Santana (quem resistia?), Je T’aime (hummm…), e, claro, a trilha dos Embalos de Sábado… Baixava o John Travolta no Guto Delgado e dançava-se até “mamãe aparecer para levar todo mundo pra casa”, que coisa.

Se filmes e músicas foram maravilhosos, na moda a coisa não foi tão bem nos anos setenta. (Já disse que gosto dessa forma!) Tudo em excesso, tenho cólicas só de lembrar. Maquiagem berrante, delineador plástico que enrugava depois de cinco minutos suando. E nós suávamos muito; ar condicionado era coisa raríssima. (Imagina as festas de carnaval…) Brincos enormes, com a novidade: acrílico. Tudo combinando, algumas com laranja da cabeça aos pés. Pensando bem, a Xuxa foi beber nessa fonte… (Alguém arranque aquela presilhinha ridícula da testa dessa senhora, “pelamor” de Deus!)

Alguns biquínis eram de… Napa! Com tachinhas prateadas. Uma mistura que lembrava uma “dome” de desenho “sadomasoc”, mas eram os anos setenta, querida! (Nem te conto, sob o sol, o “couro” derretia os peitos recém nascidos, tadinhos!)

A gente usava macacão curto com meias e botas de algo que chamavam “verniz molhado” (fritava os pés), coletes longos com camisas de… Cirrè! Fala sério, se Belém fosse tão quente quanto é hoje, muitas das nossas moranguinhos teriam a-po-dre-ci-do! (Era como o Isaac Soares chamava as meninas mais “mais”- tinha uvinha, pesseguinho… Portanto, “Tio Isaac” foi um visionário, criou a “menina fruta”, muito antes da Mulher Melancia nascer – ou balançar a bunda. Viu como os anos setenta foram arrojados?

Atenção, passageiros…

 

 

 

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Marco Barral
    set 20, 2013 @ 14:26:30

    Cansei de dormir na praia quando saia da Ressaca …….. Acordava com a calça Lee boca de sino que era só areia …….. rsrsrsrs

    Responder

  2. Anônimo
    ago 08, 2011 @ 16:15:33

    Tudo o que você escreveu é a mais pura verdade.

    Nossa juventude foi tudo de bom!!!!!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: