A Deca não é mais aquela…

(O assunto “Deca é uma deca, mesmo!” está em três posts.)

Poucas pessoas acreditam tanto nos SAC quanto eu!
Para vocês terem uma idéia, já consegui falar, via fax, com o Sr. Periquito, então presidente da Brastemp,e troquei duas (DUAS!) geladeiras frost-free do mesmo lote que “pifaram” na mesma época…
Consegui que a Usaflex reconhecesse que um certo calçado havia saído com defeito de fabricação. Já recebi, em casa, seis caixas de leite longa vida LEITEBOM, pois as que comprei, vieram só com o soro, por falha na fábrica…Será que só eu notei que aquela água esbranquiçada não era leite? Pois é.
Já troquei biscoito, sopa de pacote e outras coisas.

Certa vez comprei facas Guinsu, aquelas com 52 anos de garantia.Acho que foi em 1990, imagina só, pelo então famoso 011-1406…Uma propaganda tosca que mostrava a faca cortando ossos e até cano de chumbo… Lá pelas tantas, uma das minhas facas (que estão em uso diário até hoje!!!) quebrou. Quase tive um troço. Embrulhei-a com o pedaço e escrevi uma carta dizendo que não tinha a nota fiscal, mas como eu mesma não tinha nem quarenta…As facas certamente estavam na garantia. Coloquei nos correios e esqueci. Recebi um pacote com não uma, mas oito facas e um livro com sugestões do Chef Arnold. Isso sim, é garantia.

…Hummmm!Será que ainda vendem facas Guinsu?
E as meias Vivarina?
Bom vamos continuar…

Não sou só chata. O caso é que me coloco no lugar do dono daquela fábrica cujo produto saiu com defeito. Se algo saísse errado, eu ficaria enlouquecida para saber o que aconteceu, onde foi o erro…Sou caprichosa, mesmo.

Mas nem toda empresa tem a sorte – ou melhor, competência – para contratar pessoas que procurem, acima de tudo, atender o cliente insatisfeito, fidelizando-o. O que se vê é um monte de gente preguiçosa, pronta para culpar “o Bombrill”.
É pena.

A fábrica de metais Deca tem nome forte, provavelmente no mesmo nível da Brastemp e de outras, respeitadas como “as melhores”.
Mas não é bem assim. E o atendimento do SAC da DECA só piora.

Vejam só: em 2008 reformei a cozinha e coloquei 2 torneiras.
Depois de dois anos elas estavam pipocadas, horrorosas.
Lembrei da Brastemp, das facas Guinsu e resolvi escrever um email “engraçadinho” só para ver no que dava.
Mas vocês acham que é fácil ser Ginsu?
Vejam meu e-mail:

Prezado Sr. Responsável pelo SAC da Deca,
Boa dia!
Meu nome é Vera Cascaes, sou paraense, blogueira e cliente Deca desde sempre.
Antes de continuar, gostaria que respondesse o seguinte: quando (mes e ano) foi lançada a prática torneira pia cozinha parede 1168 C59 Bica Móvel Deca?

É importante essa resposta para tecer a seguinte consideração : TODAS as torneiras desse modelo AINDA estão na garantia! Portanto…

O caso é que em julho de 2008 finalmente consegui reformar a velha cozinha e fazer a minha, exatamente como sonhei. Nos meus planos, não abri mão de três itens: porcelanato Portobelo, eletromésticos Brastemp e … Metais Deca, claro!
Esse é o perfil consumidor da dona de casa classe média, que sonha ter sua cozinha com cada detalhe que “namorou” nas revistas…

Minha filha é arquiteta, e tem esses cacoetes de Brastemp, Deca, e outras marcas – que diz que não são luxo, mas escolhas de quem conhece. Então tá, na minha cozinha foram instaladas duas dessas torneiras maravilhosas.
São práticas, fáceis de abrir e fechar ergonomicamente…

Mas desde o comecinho de 2010 as torneiras começaram a “pipocar” no cromado da bica móvel. Veja as fotos… Sim, sou “cri-cri”, trato tudo com carinho e cuidado; e não, não foram danificadas por empregadas!

Parece uma doença do material…Pontos que começam a ficar foscos, despois criam uma crosta esbranquiçada…algumas bolhas ficam ligeiramente esverdeadas e finalmente aparece um material da cor do cobre.

CLARO que jamais usamos Bombrill ou coisa semelhante.

Resolvi investigar. Toda as vezes que lavamos a louça, é nessa bica que ficam gotinhas.
Mandei que enxugassem, cada vez que usamos.
Mas…Será que um metal Deca precisa desse tipo de cuidado?

Não precisa. E não adiantou nada.
Os “pipocados” continuaram e agora minhas torneiras são uma enorme propaganda negativa da Deca. E da minha decepção.

Fiz uma foto da haste da torneira – veja que ela está perfeita e brilhando. Portanto, o problema foi no metal da bica!!!

Imaginei que a Deca quisesse investigar que problema aconteceu na fabricação desse material, que “banho” faltou nessa química.

Por tudo isso estou escrevendo para o SAC da Deca, até mesmo para desafiar os familiares que me disseram que “duvidam” que eu tenha qualquer sucesso nessa “missão”.

Não, senhor; não tenho a nota fiscal. Jamais achei que precisaria dela. Mas se o senhor sabe quando essas torneiras, nesse modelo, foram colocadas no mercado, SABE que elas ainda estão na garantia…E nenhuma diferença faria comprar nessa ou naquela loja.

OK, sei que existem normas para trocas etc. Mas acredito que esse caso interesse a Deca, não só trocar mas verificar o que aconteceu…
Portanto, dependerá muito mais de seu interesse em verificar o que ocasionou esse defeito com um produto de tão conceituada empresa – afinal sempre ouvi dizer que Deca é sinônimo de qualidade.

Fico no aguardo de sua resposta, acreditando que vosso interesse é maior do que a burocracia de uma troca.

Cordialmente,

Vera Cascaes

É Deca, acredita?

Deveria ser assim...

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Carlos
    nov 23, 2016 @ 06:47:26

    Também tive este problema. O chuveiro e os registros ficaram todos empipocados. Também recebi a orientação do SAC de lavar com água , sabão neutro e pano, mas não adiantou.Usou Kaol, também recomendado pelo SAC e nada.Algumas torneiras de má qualidade da Deca eu já troquei pela Docol. Vou acionar o Procom

    Responder

  2. Wanderlei Andrade
    dez 22, 2012 @ 09:47:51

    Também estou com problema dessas manchas no misturador para lavatório Deca Star. Levei para assistencia técnica já a vinte dias e não obtive nenhuma resposta.
    Estou a vinte dias sem torneira.
    Ela tem garantia de dez anos e apenas em dois anos de uso está acabada, mesmo tendo todos os cuidados com a limpeza.
    Os produtos Deca estão cada vez mais perdendo qualidade e o atendimento ao cliente é péssimo.
    Meu número da OS Deca é 1096219

    Responder

  3. Anônimo
    maio 06, 2012 @ 10:19:42

    Cara Márcia.

    Sou Eng. Civil de uma grande construtora brasileira e tivemos este problema em nosso material em diversas obras principalmente em lugares com mar e após diversas visitas de TÉCNICOS DA DECA eles levaram a minha sala uma lata de KAOL dizendo que eu deveria limpar as torneiras com maior frequencia, haAhaHHA deve ter algum palhaço na brincadeira e é claro que somos nós os consumidores.

    Responder

  4. Márcia
    ago 28, 2011 @ 21:33:46

    “A limpeza dos metais podem ser feitas apenas com água, um pano macio e sabão neutro, periodicamente”
    A partir dessa valiosa orientação,vamos limpar nossas torneiras corretamente ,dando preferencia para água mineral Perrier,um pano de seda pura e sabão neutro Inglês.

    Responder

  5. Márcia
    ago 28, 2011 @ 21:11:18

    Será que a Deca está”adotando”as torneiras “sem pai nem mãe”, XING LING?

    Responder

Deixar mensagem para Carlos Cancelar resposta