Bons modos…ou Podia ser pior.

Um amigo me mandou uma matéria sobre o caso de um vovô que foi agredido por um homem de quarenta anos, por ter pedido silêncio no Cinema Artplex, em Botafogo.
Lamentavelmente comum. Isso me lembra que, em Belém, durante a exibição de “Os Pinguins do Papai”, uma comédia infantil, um casal apareceu com um bebê de colo. Fiquei sem entender, afinal, a criança nem assistiria ao filme que era para… Crianças. Para quê levar um neném, no tal do bebê-conforto, para o cinema? Não deu outra, ele se botou a chorar. E eu, quase. De raiva de papai e mamãe sem noção.
Casais em geral deveriam pensar bem antes de agendar pouso da cegonha. Criancinhas não devem ir à casamentos ( a não ser que seja de papai e mamãe!), batizados só se for o próprio, festinhas em geral, e cinema, só depois que entendam que devem sentar e assistir, no máximo rir. Estou exagerando? Podem comer pipocas, pronto.
Odeio quem leva filho pra todo lugar, principalmente quando o lugar é impróprio. As mães não conseguem passar um mês longe do shopping e carregam aqueles nenês engelhados, que deveriam tomar solzinho na janela, cinco minutos contra icterícia e olhe lá. Mas não, elas têm que apresentar suas crias ao mundo e aos germes, que coisa.
Depois que o boboca do Neymar levou o filho – prematuro! – ao campo, então, é mais quem arrisca os recém-nascidos, que coisa.
Mas isso tudo é falta de noção, mesmo. Mas ainda temos aqueles a quem falta educação. Não têm para si, quanto mais para dar aos filhos…
Para viajar, resolvi pagar aquela taxa do assento conforto, mesmo que não me agradasse sentar ao lado da saída de emergência. Não consegui deixar de imaginar que aquela joça poderia sair voando – e eu com ela, enfim. Mas a necessidade de espaço foi mais forte e embarquei na 13A, janela, meu travesseirinho na bolsa, que agora esse ‘luxo’ só na “internacional”. Tudo ok… Até que as gêmeas embarcaram.
Oh, Senhor, atrás de mim, não; nãããooo… Sentaram. As duas, mais mamãe sonolenta ao lado, papai nem te ligo atrás e eu já com urticária, na frente.
Elas eram falantes e até engraçadas. Amanda e Fernanda socavam os pés e para levantar, seguravam em cima do “meu” encosto, puxando meu cabelo. Olhei “feio”, mamãe já estava dormindo encolhida e uma das peraltas disse “A mulher quer dormir”. Pensei que tinham entendido o código. Que nada. As meninas tinham assunto. E gases.
Uma delas disse para outra: “Soltaste um pum fedido!”; ao que esta respondeu: ”Eu sei! Até eu senti!”. Quis abrir a janela, ou “espreiar” Lysol pelo avião. Quem conhece meu T.O.C sabe que a essa hora, eu já estava praticamente “de máscara”.
Elas adormeceram cinco minutos antes da comissária “nasalenta”anunciar
“Senhoras e Senhores… café da manhã…torradas, queijo Polenguinho, suco de laranja longa vida…” e o comandante fulano não sei das quantas usar o microfone para comunicar algo importantíssimo: a quantos pés de altura estávamos. A julgar pela quantidade de gás, Fernandinha estava mais alto, ainda.
Elas despertaram com mais fôlego e ainda foram inspecionar o corredor, que meigo.
Não foi uma boa viagem, apesar do céu de brigadeiro, estive ao lado das gêmeas – o que, acredite, foi barra. Pesadíssima.
Não acho que sejam culpadas, mas papai nem te escuto e mamãe estou com sono, são! Os pais não educam mais as crianças. Ninguém diz, como eu dizia: “Meu amorzinho, o vôo vai durar três horas, você não pode chorar, não pode falar alto nem cutucar a cadeira da frente- mesmo que ela esteja junto demais da gente. Leia sua revistinha, desenhe com suas canetinhas e deixe mamãe orgulhosa da filha educada que ela tem. Ou eu me jogo pela janela”.
Mas crianças são crianças e um dia elas crescem.
(O que será que vão aprontar quando forem adultas? E seus filhos?)

Pensando bem...Podia ter sido pior.

Deixe um comentário

