Da minha Caixa Postal

“Dona Vera, boa tarde!
Ou a Senhora também está “de férias”?
Esperando que, apesar de paraense como eu e mesmo tirando uns dias de folga não esteja totalmente “desconectada”, resolvi desabafar.
A Senhora poderia me informar o motivo de Belém “não funcionar” no mês de julho?
Residindo fora há trinta anos, estou de volta ao meu aconchego…
Após tanto tempo num planeta que funciona com ou sem férias, esse é meu primeiro “Julho” na terra das mangueiras! Por falar nelas, Belém ainda faz jus ao título? Soube que não, que estamos mal também nesse quesito; mais alguma coisa que já foi melhor, enfim. Como diria um velho amigo, mais do mesmo.

Bem que tenho tentado viver normalmente – apesar de tudo indicar que nada (nem ninguém) quer – ou precisa – levar as coisas a sério, ainda que no mundo inteiro crianças (e professores) estejam longe das escolas e os pais dando um duro danado, para pagar essa conta.

Por aqui, ao que parece, poucos “precisam” faturar; isso é coisa para os outros meses do ano, menos julho!
Saí para encomendar uma sobremesa para o fim de semana (afinal, ninguém é de ferro) e chegando à confeitaria só encontrei um banner avisando o corriqueiro: “Durante o mês de Julho só atenderemos no nosso outro endereço”. “Que outro endereço, Cara Pálida”, diria minha cronista, não é mesmo?
Nossos comerciantes devem estar muito bem, até minha fornecedora de salgados, em Julho, só atende quando não tem outra coisa melhor a fazer, em algum lugar bucólico… Os clientes que a mantém na ativa o ano inteiro, que se virem. Simples assim. Necas de compromisso.
Sábado tentei levar meu “peludo” para o banho semanal, e lá estava outra plaquinha singela: “Durante o mês de Julho não abriremos aos sábados.” Ou seja, quem trabalha normalmente, nesses fatídicos dias de julho, que dê um jeito de fazer tudo, de segunda até sexta. Sexta? Não vamos exagerar, até o governador (dizem que “adora” trabalhar) e o prefeito (esse, então…) dão ponto facultativo. Facultativo, no caso, é livre, mesmo. Mosqueiro e Salinas precisam faturar e no fim são cinco dias a mais, nas férias dos barnabés. Se a gente contar que o retorno acontece na segunda pela manhã… Mas quem está interessado em trabalhar? Quem, minha cara cronista?
Tentei agendar um corte de cabelo, em um conceituado salão de beleza, mas está fechado durante o mês de Julho! Interessante é que no interior do estado, a vida segue célere, é mais quem quer ganhar “o seu”.
Foi aí que fiquei muitíssimo preocupada com um turista desavisado que caia na besteira de conhecer  nossa amada (e preguiçosa) Belém em julho!!!

Pensei em sugerir ao caro Secretário Estadual de Turismo, à Belemtur (isso existe?) e aos administradores do aeroporto e da rodoviária que instalem  aqueles out-doors gigantescos e horrorosos, com alguma coisa do tipo : Sr Turista, agradecemos seu interesse em visitar nossa cidade, mas informamos que durante o mês de Julho, Belém, exausta do movimento dos senhores durante os outros meses do ano, descansa, merecidamente em férias! Tente voltar em agosto… Bem, lá pra segunda ou terceira semana, sabe como é. Agradecemos sua compreensão.”
PS: Quase esqueço de contar…
Sofri uma cirurgia no comecinho de Julho –  é, Julho, mesmo! O médico ainda não havia saído em férias; mas saiu! Marcou para retirar os pontos essa semana e quando tentei confirmar, fui informada pelo hospital, que só retornará em… Agosto!

Até lá, ou treino corte e costura e os retiro eu mesma, ou tento conseguir que um colega me faça a caridade.
Sabe, D. Vera, li uma crônica sua, sobre como Belém fica “melhor” nessa época. Desculpe a franqueza, mas o que melhora é só o trânsito. No mais, a gente acaba confirmando o que falam sobre nossa indolência e inapetência para ganhar dinheiro – ou para dar duro, mesmo. Fique com sua Belém (mais) modorrenta, essa falta de respeito  com os demais me irrita profundamente. Ano que vem, farei o possível para estar, durante o mês de julho, em qualquer lugar que funcione, apesar das férias. (Salinas?)
Abraços de sua assídua leitora,
Paraense Envergonhada.”

Deixe um comentário

