Eu sei o que você fez no verão beeeem passado!

Que coisa chata! Com estrelas piscando e as cores trocando, então…

Ai, ai… (Eu sei o que você fez no verão beeeem passado!)

Que saudade das loucas e atrevidas, dos maluquetes e doidivanas… Maturidade tem que ser mais do que essas mensagens com fotos cheias de purpurinas, animais com olhos enormes lacrimejantes e essas lições de bem viver, que desafiam qualquer Poliana chata.

O que acontece com essas pessoas que mudam radicalmente, como se o passado tivesse sido quase uma ficção?

Outro dia encontrei uma velha conhecida de quem só reconheci os longos cabelos que continuam negros como a asa… Você sabe, Loreal Excelence 2.10 Preto Safira; pronto. (Nunca tive coragem.)

Mas naquele tempo, já era assim. Mas a pessoa, quanta diferença! Era a mais desbocada, a mais festeira, a mais namoradeira, mais… Era a alma da faculdade, da festinha e do festão. As histórias poderiam ocupar várias crônicas, mas agora, eu a encontro num terninho de Oxford, que horror, o mesmo batonzão vermelho (que horror de novo) e…Mais nada.

Está diferente, falando em maturidade e, pasme, mal sabe usar um celularzinho desses mequetrefes que só discam e olhe lá. Nem agenda ela tem. Não sabe usar. Escreve em papel almaço (onde será que encontra?) e nunca usou um computador. Então tá, querida, fui.

Se fosse só a inaptidão tecnológica, tudo bem, mas minha conhecida parece ter se convertido de um passado que nem quer que lembrem.

Fiquei tão contente em revê-la que soltei um daqueles “lembra disso?”, “e daquilo?” e ela, falando pelo canto da boca,como se cobrisse um dente quebrado, pediu-me que esquecesse tudo o que ela mesma havia sepultado. Foi uma fase.

Fase? E eu que pensei que a conhecia. Ok, você venceu, batata frita!

Vou para internet, o lugar onde se encontra “tout Belém colunável”- ou não. (Menos a colega lá de cima!)

E revi outra que foi um ícone, um sex-simbol, praticamente uma devoradora. Lembro que ela pegou, inclusive, alguns namorados do meu grupinho de amigas, principalmente o meu. E eu a achava interessantíssima, espirituosa, rebelde… Quem diria.

Agora ela é uma senhora (todas somos!) que passa toneladas de mensagens melosas demais, cheias de purpurina e lições de bem estar e engrandecimento espiritual. Abro meu Face e plof, um buquê explode em estrelinhas com uma faixa “Carpe Diem”; quer mais ou basta?

Não é que eu esperasse que ela fosse, para sempre, a pantera dos anos 70 (Nossa, faz muito tempo, mesmo!), afinal, não chove na horta das garotinhas, imagine nessas mais antigas… Mas nunca imaginei que ficasse assim, tão… tão… A maturidade para algumas pessoas é uma chatice sem limite, credo!

(Fiquei sem saber o que é – ou era – falso… Ou tudo é real? Pode ser… Nossa, o que será que colocaram no meu suco?)

Não suporto mais os otimistas de Facebook, arre. (E são os mesmos que acabaram com o Orkut!)

Chega. Quero ficar assim mesmo, uma velhota que curte chocolate, que ouve uma boa fofoca, come fritura, faz uma maldadezinha de vez em quando e cuja vida não é um tédio – ou uma visita diária a um desses  portais de otimismo; tô fora.

Não fique me passando essas lições de moral que eu lembro seu passado, viu? Eu, heim!

Cada vez que encontro alguém que mudou para o lado chato da força, sinto saudade da Leila Diniz, e torço para que alguns de nós, consigam chegar à maturidade sem temer a ira cósmica pelo que foram ou fizeram, tentando se transformar num “ser humano melhor”…

Como se não bastasse perder cabelos e ganhar quilos, ainda perdemos a criatividade? Acredito piamente que Deus não vai me castigar se não me tornar boazinha demais ou não passar sua corrente adiante… Ou curtir a última fofoca, e daí?

Por via das dúvidas… Oh, Senhor, livra-me da chatice, das mensagens animadas, dos conjuntinhos de liganete e dos portais de otimismo; e inspira o pessoal da Usaflex, que ninguém é de ferro. Amém.

Deixe um comentário

