Meu Risoto de Salmão

Risoto de Salmão

Meu Risoto de Salmão

 

Antes de tudo, vamos conversar…É salmão e não “salmon”, risoto não leva creme de leite e só pode ser finalizado com os comensais praticamente à mesa.  Avise “atrasildos”… Sendo prato único – preferencialmente para grupos pequenos – previna-se que seja suficiente para alguém repetir.

Uma salada simples de alface americana, rúcula e palmitos pupunha  com um molho básico, uma cesta repleta de torradas deliciosas “beeem” finas e claras (para não amargar) e com uma “passadinha no azeite”, queijo parmesão faixa azul e nada mais…

Sal: lembre que vai usar manteiga COM sal, queijo parmesão que é salgado… Por isso, use-o no tempero com parcimônia. O ponto do arroz na panela é meio insosso, a manteiga e o queijo vão dar o gosto. Caso use o Meu Arroz, 1 sachet basta.

Sobremesa… Morangos com chantili e suspirinhos comprados em pacotinho. Arrume com arte numa taça e aprecie a simplicidade da vida!

Vamos combinar… Onde se lê azeite, leia-se azeite. Óleo é outra coisa, querida. Manteiga é manteiga de qualidade, como tudo o mais, para você abafar nesse mundo em que todo divorciado acha que sabe fazer risoto só porque coloca creme de leite no arroz…

  • 800gr de filé de salmão, limpo, sem espinha e sem pele .
  • 3 colheres de sopa de manteiga.
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1 pitada generosa de pimenta do reino moída na hora
  • 2 dentes de alho, amassados.
  • 2 cebolas grandes, raladas.
  • Raspas da casca (SEM atingir a parte branca) de 2 limões sicilianos pequenos. (No Lider tem.)
  • 1 colher  das de chá, rasas, de funcho ou erva doce.
  • 3 xícaras de chá de arroz, de preferência arbóreo.
  • 6 a 7 xícaras de água fervente
  • Sal a gosto ( ou um sachet de Meu Arroz)
  • Molho de alho
  • 1 copo (americano) de vinho branco seco.
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, faixa azul.
  • Cebolinha verde bem fininha para acabamento.

 

Prepare o “mis en place”: não é frescura, você deve ter tudo “à mão”, medido e separado para sua receita dar certo sem estresse.

Tempere o salmão com um pouquinho de sal e gotas de molho de alho. Deixe duas horas na geladeira e, pouco antes de fazer o risoto, frite com uma colher de manteiga e outra de azeite (rasinhas) em frigideira antiaderente, até ficar cozido. Não deixe criar crosta. Pode usar uma tampa, caso o salmão seja alto.

Reserve para lascar antes de colocá-lo na panela do arroz.

 

Fazendo o risoto:

Aqueça 1 colher de manteiga e 1 de azeite em uma panela e refogue a cebola,ate que esta fique transparente. Acrescente a erva doce (ou funcho que é menorzinho), o alho bem socado, junte o arroz e refogue em fogo alto,por 2 minutos,abaixe o fogo e refogue mais um pouco,tempere com sal ou com o sachet e cubra com parte da água quente.Mexa de vez em quando, delicadamente e acrescente mais água quente aos pouco, para não secar…. Quando estiver  quase “Al dente” adicione as lascas do salmão reservado (corte em lascas graúdas) e aos poucos, o vinho. Cozinhe por mais 3 a 6 minutos.

Lembre-se: o risoto deve ficar al dente.

Desligue o fogo, acrescente 1 colher rasa de manteiga restante, 3 colheres de sopa de parmesão faixa azul e as raspas do limão siciliano e uma pitada de pimenta do reino moída na hora. Salpique cebolinha verde bem fininha e sirva imediatamente.

Acompanha: torradas finíssimas regadas com azeite.

 

Para beber… Experimente o branco português Flor do Crasto (é Crasto, mesmo!) que tem excelente custo/benefício. Fuja das colas, sucos e coisas estranhas que podem mudar o paladar. (Tem quem consiga engolir comida com H20, Ice Tea, Fanta (!) e outras esquisitices que a gente procura quando está carente.) Na dúvida, tome água, mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: