Sem Cerimônia : Sua Alteza e o Carimbó

Das minhas memórias: Sua Alteza e o Carimbó

“Gafes no Palácio”, de Claudia Matarazzo, pode ser apenas uma leitura curiosa para quem não é do ramo. Para cerimonialistas, é um alívio saber que a mais famosa dos últimos tempos (e apesar estrutura do Governo de São Paulo), também teve seus perrengues. E lá como cá, existem pessoinhas dedicadas a intrigar e a puxar tapetes de quem tem alguma visibilidade.

Impossível não lembrar quando “estive” Chefe do Cerimonial. Logo após o convite – fruto apenas da confiança do Governador Almir Gabriel – fui, na surdina, receber ensinamentos em São Paulo, Salvador e em Brasília. ( O maior dos ensinamentos veio dos que já trabalhavam no Cerimonial… Foram generosos e dividiram comigo sua preciosa experiência!)

Num desses cursos, (nomais importante, aliás) quase desisti: entre normas protocolares e aulas sobre planejamento de pequenos e grandes eventos, devia aprender a caminhar – a bordo de saltos 12 – numa passadeira de papel, sem rasgá-la drasticamente. Futilidade? Não, meu bem; graças a isso, pude entrar e sair de reuniões e eventos sem que ninguém percebesse. Aliás, cerimonial eficiente, passa despercebido – só o evento aparece (bem) na foto. Já o ruim… Todo mundo nota, que coisa!

Das “pessoinhas”, lembro que uma comentava, amiúde, que eu tinha “pedido a cabeça” e uns e outros, o que atrapalhava o entrosamento. Invencionices; em tudo facilitei o sucesso dos demais, pois quando dá certo, todos acertaram. Quando dá errado, é você a se explicar. A isso se chama equipe. Enfim.

Claudia e eu tivemos dois eventos importantes e bem semelhantes: ao Pará, em 1997, vieram Suas Altezas Imperiais do Japão, Akihito e Michiko; em 2008, seu filho Naruhito, ainda  Príncipe Herdeiro, visitou São Paulo com a esposa.

Durante essa visita, (era a minha estréia!) apesar do alto nível de exigências protocolares e da segurança, o governador permitiu-me exercitar a criatividade; como o espaço é curto, falarei apenas de um detalhe que fez com que Sua Alteza Michiko, esquecesse o protocolo e sorrisse com indisfarçável prazer – e a cabeça acima da do Imperador.

Precisávamos “animar” o passeio de barco até os “furos” do Guamá. Durante a organização, encontramos, após uma curva, restos do que havia sido um ancoradouro rústico. Apenas a pequena plataforma ainda estava de pé, solitária e firme, distante uns trinta metros da margem. Providenciamos reforço estrutural e minutos antes da passagem da comitiva, uma lancha desembarcou o grupo de Carimbó no exíguo “palco”. Não havia espaço para músicos e, mesmo que tivesse, a distância e o vento impediriam que, a bordo, ouvíssemos qualquer coisa.

A solução seria colocar a música no barco e o grupo dançaria “de ouvido”. Quando a embarcação oficial se aproximou, ‘soltamos’ o carimbó, com as autoridades acomodadas na proa. Ao fazer a curva escoltados por “jet skis”com longas faixas vermelhas e brancas esvoaçando (é, lembrou a cena prateada e antológica de “Priscilla”) lá estava o grupo dançando, como numa miragem… As belas morenas seguravam as saias e rodopiavam; como a maré estava alta, pareciam dançar sobre as águas do rio. Sua Alteza Imperial Michiko levantou o pezinho (com o sapatinho bicolor, lindo!), ultrapassou um obstáculo e debruçou-se sobre a balaustrada, sorrindo e acenando alegremente. Há quem tenha visto um discreto movimento de quadris; mas eu olhava os céus, agradecendo a participação Dele, que esteve ao meu lado evitando que mãozinhas estranhas … Tapetes são um perigo, mesmo!

Em tempo: recebemos ofício dando conta que, na visita ao Brasil, o Pará recebeu distinção máxima, cumprindo o roteiro com cortesia, acerto e pontualidade brit… Japoneses, claro.

Jamais souberam dos bastidores, inclusive de uma traição descarada. Certas coisas a gente deixa… Sob os tapetes.

(Vera Cascaes foi Chefe do Cerimonial do Governo do Pará)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: