Mais uma de Natal

Então é Natal!…

…Que chega antecipando despedidas, tornando-se mais especial ainda.

No Shopping lotado, procuro uma camiseta do Homem Aranha e só encontro tamanhos infantis. “Compra qualquer coisa”, sugere o colega. Como assim?

Presentes – mesmo as lembrancinhas – são exatamente isso, algo que se escolhe especialmente para alguém. Tem que ter “a ver”; se possível, ser “a cara”.

Confiro a lista que esbarrou em 60 nomes, entre familiares, amigos e colegas. Muitos é verdade, mas meu coração está em festa; se possível fosse, incluiria outros mais. Como o senhor que me cumprimenta alegremente todas as manhãs e disse que pediu ao filho para mostrar-lhe minhas netinhas no Facebook. Tem gentileza maior? Incluo o S. Antônio, tentando pensar em algo que ele gostasse, e que coubesse nesse orçamento.

Existe quem não perceba a presença de Jesus Cristo nessas comemorações; dizem até que Papai Noel é mais lembrado que Ele. Tolice.

Em tudo que acontece está o Seu toque. Nesse aperto no coração, nessa vontade de ligar para alguém apenas para dizer “Sinto falta de você”.

Nesse banzo que nos faz ter certeza da provisoriedade da vida e de tudo o mais.  Ah, se o tempo voltasse atrás e, como o Super Homem na canção, tivéssemos a chance de mudar não só o rumo da história, mas das nossas escolhas?

É Natal, fenômeno que transforma pessoas, toca corações com generosidade e nos faz elos de correntes do bem. O Natal nos faz solidários.

Penso no que poderia desejar para mim mesma… Constato que nem as viagens que ainda não fiz, fazem parte de desejos ardentes.

Esse foi um ano especial sob todos os aspectos. Todos.

Sem falsa modéstia ou temor dos olhos gordos que possam me enxergar, fui muitíssimo feliz e estou satisfeita comigo mesma. Bom isso, não é? Bom não, é ótimo!

Profissionalmente, venci desafios, aprendi muito e conquistei (graças a uma equipe dedicada!) os melhores resultados que poderíamos alcançar.

Pessoalmente, recebi a bênção de me tornar a avó coruja (e daí?) e agradecida de duas preciosidades: Clara e Maitê.

Amanhã a casa estará iluminada, com a minha pequena e amada família em volta da mesa onde o que mais importa, não é decoração ou cardápio repleto de frutas e coisas que farão estágio na geladeira antes de serem descartadas.

Estaremos todos unidos na esperança de que cada um conquiste a graça de receber o que lhe falta, seja saúde ou um bem material. Principalmente, estaremos juntos para celebrar e agradecer, trocando não presentes, mas afagos embrulhados em papel brilhante e fitas coloridas.

Vamos saborear o bacalhau da mamãe, as rabanadas da Sandra, lembrar que o peru que minha irmã faz é imbatível e sentir a falta, no fundo de nossos corações, dos ausentes.

É nosso primeiro Natal com as gêmeas e gostaria que meu pai – chamado por todos de “Vôzinho”- pudesse tê-las conhecido e compartilhado da bênção de amor que elas trouxeram. Amor que se renova a cada sorriso.

Sinto um aperto no peito, vontade de chorar como criança, mas tento confortar-me com a certeza que ele as conheceu antes mesmo que soubéssemos que viriam.

Acomodo-me para um café, esperando que o nó na garganta me deixe respirar. Em frente, o rapaz toma um chope lentamente, olhos tristes e úmidos fiscalizando o relógio. Parece decidir dar ao tempo mais uma chance.

Depois de pensar na vida, sinto a serenidade tomando conta de mim. Como é bom estar em paz.

Desisto do Homem Aranha e procuro o presentinho ideal para o Seu Antonio; de quebra, acrescento o André, sempre atencioso. Algo que signifique que eu não os esqueci, quando o Natal tocou meu coração- só isso.

Enquanto recolho as sacolas, olho para a mesa em frente. O homem dos olhos úmidos levanta-se e recebe uma jovem com um longo abraço. Ele estava chorando, sim.

Alcanço o corredor lotado imaginando quantos estarão dando ao tempo mais uma chance porque é Natal.

Adoro esse clima de filme de Frank Capra. Pessoas sorrindo um pouco mais, perdoando um pouco mais, amando um pouco mais.

E nisso tem muito de Jesus Cristo. Amém.

Feliz Natal!

Deixe um comentário

